Eventos corporativos, sejam eles treinamentos, palestras, congressos ou até confraternizações são imprescindíveis para o progresso de qualquer empresa. A forma de criar, promover e realizar eventos corporativos, porém, mudou para sempre. Alguns anos atrás, por exemplo, apesar de já ter a tecnologia necessária, poucas empresas optavam por realizar eventos totalmente online ou eventos híbridos.
Mas, essas são apenas algumas das tendências para eventos corporativos para 2022. De fato, são muitas as possibilidades e as empresas estão atentas. Afinal, escolher o melhor formato, pode significar maior aproveitamento para os presentes e mais economia para a empresa. Sendo assim, confira a seguir 5 tendências para 2022 na área de eventos corporativos.
Depois de meses e meses isolados, a grande maioria de nós não via a hora de estar de volta à companhia de outras pessoas, certo? Pois, justamente por isso, os eventos corporativos presenciais ainda são os mais prováveis em 2022. De fato, mesmo com todas as novas formas de contato por meio de tecnologias, a interação que os eventos presenciais possibilitam é insuperável.
Aliás, o mercado também aguarda ansiosamente pela volta dos eventos corporativos. Dessa forma, toda a engrenagem na indústria do entretenimento, que envolve decoração, recursos humanos, aluguel de locais e de equipamentos de áudio e vídeo, volta a girar.
Com os convidados presentes no local, a interação com a marca fica ainda maior. Afinal, estamos na era dos cenários instagramáveis, das transmissões ao vivo e dos compartilhamentos. Por isso, nesse formato de evento corporativo a empresa terá:
Apesar dos eventos corporativos presenciais ganharem força, a preocupação com a segurança dos presentes ainda continua como tendência nos eventos corporativos em 2022. Apesar da vacinação, ainda existem dúvidas e preocupações reais. Por isso, em grandes eventos, ainda será importante a apresentação de cartão de vacina e o uso de máscaras. Aliás, a Abrape divulgou que os eventos mais exigentes com relação à segurança são os preferidos do público. Para isso, a empresa que promove o evento deve dar atenção aos seguintes pontos:
Como dissemos, antes de tudo o que houve durante a pandemia, realizar eventos online não era a primeira opção para eventos corporativos. No entanto, a experiência mostrou que os eventos totalmente online também podem entregar uma experiência produtiva para os presentes. Sem contar a facilidade de reunir convidados espalhados pelo mundo sem precisar lidar com a logística envolvida nesses casos. Além disso, para a empresa que realiza o evento, esse formato permite captar dados com maior facilidade. Ao mesmo tempo, o evento pode ser transmitido para qualquer parte do mundo, simultaneamente.
Outros benefícios dos eventos online para os participantes são:
Mas, outra tendência para eventos corporativos em 2022 é justamente a união do melhor dos dois mundos. Confira.
A maior de todas as tendências para eventos corporativos em 2022 é, sem dúvida, os eventos que unem presencial e online, os eventos híbridos. Acontece que, nesse caso, a empresa pode contar com a interação e engajamento necessários para o sucesso da empresa e com a presença de convidados remotos. Ao mesmo tempo, pode também transmitir o evento para qualquer parte do mundo e ainda oferecer uma experiência presencial incrível, com recursos visuais de última geração.
Algumas das muitas vantagens dos eventos corporativos híbridos são:
Além disso, a empresa pode recorrer ao formato para realizar uma série de eventos. De feira e lançamentos até congressos e festas de premiações.
Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade, em diferentes campos, se tornou parte da rotina de empresas de todo tipo. De fato, não falamos só de sustentabilidade econômica. Mas, também da responsabilidade que a empresa tem para com a economia e a sociedade. Ou seja, ao promover um evento corporativo, o organizador precisa pensar no impacto que ele causa nas pessoas, no comércio e no meio ambiente.
Isso inclui identificar formas de oferecer à população menos favorecida a chance de se beneficiar de algum modo com as atitudes da empresa. Ao mesmo tempo, definir quais maneiras de causar o mínimo impacto negativo possível no meio ambiente. Para isso, a empresa que promove eventos corporativos pode dar preferência a fornecedores locais de produtos e serviços, por exemplo.
Desse modo, ela já atende às necessidades econômicas da região também. Além disso, se preocupar com o uso de materiais recicláveis e com o devido descarte dos resíduos gerados pelo evento corporativo também é tendência em 2022.
Já no campo da sustentabilidade econômica, o formato escolhido pela empresa pode permitir que um público com menor poder de compra tenha acesso à cultura e entretenimento. Isso faz ainda mais diferença quando o evento atinge pessoas que estão muito distantes de grandes cidades e que teriam poucas oportunidades de assistir presencialmente a um evento do tipo.
Nesse artigo, vimos como os eventos corporativos, sejam eles presenciais, online ou híbridos, continuam sendo ferramentas poderosas para engajamento e conexão com o público da empresa. Para isso, o bom planejamento e execução, pensando em como impactar os que participam desses eventos, vão garantir o sucesso de todas as etapas, do início ao fim.