Você já se preguntou como podemos economizar papel ?
Economizar impressões e papel é um desafio para todas as empresas. Atualmente, são usadas anualmente uma média 10 mil folhas de sulfite.
O desperdício com impressões além de ser contra a sustentabilidade é um problema grave, não somente na área ecológica, mas também porque representa um gasto significativo para qualquer empresa. A Gartner, importante consultoria americana em TI, constatou que cada colaborador imprimindo pelo menos uma folha frente e verso por semana, economizaria em torno de 1 milhão de reais por ano.
O uso excessivo de papel polui o meio ambiente na água, terra e ar. É necessário mais que meio copo de água para a produção de uma folha de papel. A plantação de eucaliptos e pinus, árvores utilizadas na fabricação de celulose, levam à degradação do solo e desertificação. São necessários de 50 a 60 árvores para a produção de uma tonelada de papel e seu processo de manufatura libera cerca de 21 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Pesquisadores afirmam que na próxima década o consumo de papel irá aumentar em 32%, isso ocorrerá, principalmente, pelas impressoras e copiadoras, que se tornaram indispensáveis em qualquer empresa.
Sendo o papel ainda tão necessário em muitas tarefas, devemos tomar algumas atitudes que apesar de simples fazem toda a diferença e podem sustentar o consumo dos próximos anos.
Atitudes como:
– Escreva, imprima e faça cópias sempre usando os dois lados das folhas, isso reduzirá seu consumo de papel em 50%.
– Revise e corrija o que escrever na tela do computador, para evitar imprimir várias vezes o mesmo texto.
– Quando pensar em imprimir algo questione se realmente é necessário. Muitos arquivos são impressos simplesmente para serem lidos e depois descartados.
– Se imprimir apresentações em PowerPoint prefira a opção folheto que dá para imprimir até seis slides por folha. Para impressão em arquivos PDF o mesmo processo pode ser utilizado.
– Transforme papéis de rascunho em bloquinhos de anotação.
A reciclagem de papel no Brasil corresponde à apenas 30% de todo papel utilizado. Sendo que 25% do lixo que produzimos diariamente é papel.
A reciclagem é prática mais urgente a ser adotada quanto aos problemas gerados pelo uso excessivo de papel. Com essa atitude estaríamos reduzindo em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água. A cada 50 kg de papel usado transformado em papel reciclado, evita que uma árvore seja cortada. Na produção de uma tonelada são utilizados 1.200 kg de papel velho e 2 mil litros de água ao passo que o volume pode chegar a 100 mil litros no processo tradicional.
Essa prática pode ser facilmente implantada dentro das empresas. Separar aparas de papel, envelopes, folhas de rascunho, fotocópias, entre outros e encaminhar para a reciclagem é um grande gesto que não somente ajuda a diminuir custos, mas também mostra o comprometimento com a responsabilidade ambiental.