No meio corporativo os termos CAPEX e OPEX são muito conhecidos, porém sua utilização prática talvez não tenha a mesma fama, principalmente relacionado a computadores.
A escolha de qualquer um destas estratégias de investimento afeta muito o financeiro da empresa, e saber definir qual é a melhor opção na hora de adquirir computadores é essencial.
Se você tem interesse nesse assunto e quer tirar suas dúvidas, sugiro que leia este artigo até o final.
Ambos os conceitos se referem ao investimento em tecnologia e seus objetivos principais são oferecer soluções duráveis e financeiramente rentáveis. Vamos à explicação:
CAPEX é a sigla para Capital Expenditure e significa que a empresa está investindo em adquirir aquele computador e é dona dele. Porém, em uma empresa nunca é adquirido apenas um computador, geralmente as compras são feitas de uma só vez.
Seu impacto financeiro é imenso, principalmente pela constante evolução e atualização de softwares. O uso de computadores de 3 anos atrás se mostra extremamente complicado a depender do uso da equipe.
Seu investimento de aquisição é alto e o de manutenção também, afinal não dá pra usar um computador com problemas, certo? Colocando na ponta do lápis sai bem caro adquirir e manter um computador ou notebook empresarial.
Do outro lado temos o OPEX, sigla para Operational Expenditure, que abarca os custos de operações. As despesas operacionais são os custos diários e se referem aos serviços pagos – na maior parte das vezes mensalmente – pelas empresas.
Por ter o custo de implementação quase nulo, esta opção é financeiramente mais interessante, uma vez que o pagamento é feito de acordo com diversas variáveis: qual o tempo de contrato do serviço, qual a qualidade do hardware do notebook, quantos computadores serão alugados, etc. Resumindo: quanto mais tempo e notebooks, mais econômico fica. Aqui o custo-benefício é real.
Para além do impacto financeiro, em OPEX temos a vantagem de acompanhar a evolução da tecnologia. Ao invés de ter custos com manutenção e reparo dos computadores, é possível atualizar o contrato de serviço e trocar os computadores de forma simples e descomplicada. E o melhor: sem investir alto para isso.
Para resumir a diferença entre CAPEX e OPEX em TI, trouxemos um quadro comparativo. Veja:
| Capex | Opex |
| investimento inicial alto | investimento mensal baixo |
| empresa é dona do ativo | empresa detém apenas o uso pelo tempo que julgar necessário |
| impacta o valor de mercado da instituição | não impacta no valor de mercado |
| boa para empresas que precisam atender a uma exigência orçamentária | boa para empresas que não têm exigência orçamentária e precisam escolher bem onde investir |
| não traz nenhum tipo de economia para a empresa | as despesas com os ativos são dedutíveis de impostos, gerando economia para a empresa |
Se você quer um texto mais aprofundado sobre o assunto, pode ler nosso outro artigo clicando aqui.
COMPRAR OU ALUGAR COMPUTADORES: QUAL A MELHOR ESTRATÉGIA?
Essa pergunta não tem uma resposta certa. Para decidir entre CAPEX (compra) e OPEX (aluguel) é preciso entender qual o momento atual da empresa, como está o fluxo de caixa, quais os objetivos no curto e longo prazo, entre outras variáveis.
Porém, o OPEX se mostra mais vantajoso para as empresas por motivos como:
Ao optar pelo OPEX, a empresa garante mais flexibilidade para escolher quais computadores e notebooks precisam, quantos serão e por quanto tempo. Tudo isso traz uma redução de custos e aumento de qualidade bem consideráveis.
Com a economia gerada, a empresa pode finalmente investir em crescimento, capacitação e inovação para se diferenciar dos concorrentes no mercado. Mas não é só isso. Além de todos esses benefícios, os valores gastos com a locação de computadores ainda são dedutíveis no IR como despesa operacional, fazendo com que parte do dinheiro retorne para a empresa.
Por esses motivos, trocar CAPEX por OPEX e alugar computadores provavelmente é a melhor solução para a sua empresa. Afinal, para que investir em computadores de forma duradoura se as novas tecnologias e softwares surgem a todo instante?
Esse é um ponto de atenção, por isso leia atentamente.
Não poderíamos passar tamanha informação relevante sobre locação de computadores sem alertar sobre os riscos de contratar esse serviço com qualquer empresa.
Por se tratar de um serviço, a empresa contratada deve ficar responsável pela manutenção, reparo, suporte e eventuais trocas necessárias do produto, o que nem sempre acontece.
Entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui e garanta um serviço de qualidade para fazer a sua empresa chegar mais longe. Conte com a Rental Tech!