Entendendo a locação
2 de julho de 2018
Quais são os objetivos iniciais de uma implantação de outsourcing?
23 de julho de 2018
Exibir tudo

Benefícios da Locação

De acordo com a associação de locação de equipamentos LEAUSEEUROPE, a locação de ativos de TI gerou na Europa um volume de negócios superior a EUR 232bi, com um crescimento superior a 13%.
Porque as empresas da Europa optam por locar seus equipamentos em vez de comprar? As empresas da Europa já perceberam que o verdadeiro valor dos seus equipamentos vem do seu uso e não da sua posse.
Isto se justifica ainda mais para os ativos de TI, ativos estes com rápida depreciação.

Beneficios da Locação:
Vantagens Fiscais
As mensalidades de locação são 100% dedutíveis como despesas operacionais em empresas optantes pelo Lucro Real, quando não são dedutiveis causam um menor impacto nos recursos da empresa, uma vez que os impostos são distribuídos pela duração do contrato.
Permite manter a liquidez e linhas de crédito intactas
Existe uma velha regra que diz comprar recursos apreciáveis e alugar recursos depreciáveis. Em vez de empatar capital em ativos de rápida depreciação, pode pagar o ativo de forma parcelada ao mesmo tempo que ganha outros benefícios como assistência técnica e suporte durante todo o contrato.
Ao pagar as despesas de locação de forma mensal a empresa mantém seu capital circulante e linhas de crédito disponíveis para as atividades que produzem lucro.
Financiamento 100% sem entrada inicial
A maior parte dos financiamentos atuais requerem um montante de entrada, podendo chegar em até 50%, na locação a empresa pode adquirir o equipamento sem necessidade de qualquer tipo de entrada.
Reduz custos com inventários
Um ativo de TI está a ser depreciado em 5 anos, enquanto sua vida útil é de apenas 3, desta forma cria-se um conflito interno na contabilidade. Nesta situação a empresa geralmente continua usando o equipamento para não ter uma perda contabilistica. Já a locação permite que o gestor não tenha que se preocupar com estas situações e custos, pois a responsabilidade é da locadora.

Prestações regulares
Os pagamentos mensais na locação são fixos em toda duração do contrato, ofertando assim uma estabilidade e previsibilidade, o que para o planejamento da empresa é uma ótima situação. Na compra sempre existe um incremento mensal na despesa por conta de peças, suprimentos e acessórios de última hora.

Gestão do ciclo de vida
Enquanto Hardware se torna cada vez mais barato, ao custos associados a utilização do mesmo vão aumentando. Os custos de aquisição representam somente 20% a 25% dos custos totais da utilização do equipamento. Geralmente as empresas focam sua atenção somente no custo de aquisição, perdendo de vista o custo total do ciclo de vida do equipamento, como por exemplo custos adicionais com assistência técnica, suporte, equipamentos reservas, paradas inesperadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *